REGULAMENTO

REGULAMENTO

Art. 1º. – As inscrições serão realizadas pela internet através da ficha de inscrição online.
Art. 2º - O pagamento deverá ser realizado através de depósito bancário na conta poupança de número 13.127-x, agência 2284-5 e variação 051. Titular da conta: Marcos Felipe Câmara Duarte de Araújo (Presidente do KARATE TOP FIGHT).
Art. 3º. – As chaves serão montadas através de sorteio, que será realizado pela diretoria do evento em local e horário estipulado, aberto para os técnicos e assistentes técnicos de todas as equipes.
Art. 4º. – A competição terá início em data, local e horário previamente estabelecidos.
Art. 5º. – A premiação recairá apenas sobre o primeiro colocado de cada categoria.
§ 1º. – O primeiro colocado de cada categoria receberá um cinturão como prêmio, além de um valor em dinheiro.
§ 2º. – O cinturão ficará sobre posse do atleta campeão até que seja realizada uma próxima etapa da competição KARATE TOP FIGHTER.
§ 3º. – O atleta defenderá seu cinturão na próxima etapa do evento, caso o mesmo não consiga vencer o evento novamente, o cinturão será repassado para o atleta que for campeão.
§ 4º. – Caso o atleta detentor do cinturão não participe da competição, POR QUALQUER MOTIVO, o mesmo perderá o cinturão de forma direta e deverá entrega-lo à Diretoria do evento uma semana antes da realização do evento.
§ 5º. – O atleta detentor do cinturão que passar da idade da categoria, ficará com o cinturão até a realização da próxima edição do evento, onde na oportunidade devolverá o cinturão para a direção do evento e passará a disputar o evento na próxima categoria.
§ 6º. – O atleta detentor do cinturão tem a obrigação de zelar pelo mesmo. Se comprometendo em arcar com todos os danos que venha a causar ao cinturão. Em caso de dano, perda ou roubo do mesmo o atleta ou responsável legal, pagará uma multa no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) à direção do evento. O cinturão será entregue em um expositor que assegurará maior proteção ao mesmo.
Art. 7º. – A competição constará de kumitê shiai (competição de luta), individual, masculino e feminino.
§ 1º. – A competição terá as seguintes categorias: 1)  Mirim Masculino (até 10 anos); 2) Mirim Feminino (até 10 anos); 3) Infantil Masculino (11 e 12 anos); 6) Infantil Feminino (11 e 12 anos); 7) Infanto-Juvenil Masculino (13 e 14 anos); 8) Infanto-Juvenil Feminino (13 e 14 anos); 9) Juvenil Masculino (15 a 17 anos); 10) Juvenil Feminino (15 a 17 anos); 11) Adulto Masculino até 75kg (18 anos acima); 12) Adulto Feminino até 65kg (18 anos acima); 13) Adulto Masculino acima de 75kg (18 anos acima); 14) Adulto Feminino acima de 65kg (18 anos acima). Sem divisões de graduação, altura ou peso, exceto as categorias adultas masculinas e femininas onde há divisões por peso.
§ 2º. – O kumitê shiai terá a duração de dois minutos nas eliminatórias e três minutos nas finais, sem limite de pontos, com pausa do cronômetro a cada YAME do árbitro, podendo haver, em caso de empate, uma prorrogação com a duração de um minuto.
§ 3º. – Na prorrogação, como extensão do kumitê shiai, serão computados todos os pontos e/ou as punições que o atleta houver incorrido.
§ 4º. – Caso persista o empate, os árbitros deverão manifestar sua decisão, erguendo a bandeira vermelha (aka) ou a bandeira azul (ao).
Art. 6º. – As punições serão as seguintes:
I – Chukoku (aviso) – atribuído ao atleta que incorrer em falta leve ou haja saído da área de competição (jogai);
II – Keikoku (infração moderada) – atribuído ao atleta que incorrer em falta moderada ou que tenha cometido qualquer falta pela segunda vez ou que haja saído da área de competição pela segunda vez. Nesse caso um waza ari (meio ponto) será atribuído ao adversário;
III – Hansoku Chuí (infração grave) – atribuído ao atleta que incorrer em falta grave ou que tenha cometido qualquer falta pela terceira vez ou que haja saído da área de competição pela terceira vez. Nesse caso um ippon (um ponto) será atribuído ao adversário;
IV – Hansoku (infração gravíssima – desclassificação) - atribuído ao atleta que incorrer em falta gravíssima. Nesse caso o atleta estará desclassificado da luta e a vitória ao adversário será anunciada;
V – Shikaku – (desqualificação – expulsão do local de competição) – atribuído a atleta, torcedor ou técnico que incorrer em falta gravíssima, prejudicando a segurança, a integridade de um atleta, árbitro ou do público e/ou o bom andamento da competição.

Parágrafo Primeiro: os atletas poderão ser punidos por qualquer atitude ofensiva ou desrespeitosa por parte dos torcedores ou técnicos para com os árbitros, atletas, comissão organizadora ou outros técnicos ou torcedores. Inclusive sendo expulsos do local da competição.

Parágrafo segundo: as punições serão divididas em duas categorias (1) e (2). A categoria (1) são relacionadas ao JOGAI (saídas da área de competição). A categoria (2) para todas as demais punições.

Art. 7º. – Os alvos de ataque são:
I – Jodan (região superior) – toda a cabeça exceto a nuca;
II – Chudan (região intermediária) – do peito à parte inferior do abdômen, todo o dorso e as costas.
Parágrafo Único: Não serão permitidos golpes na região do pescoço, genitálias, glúteos e pernas (salvo técnicas de projeção ou desequilíbrio devidamente aplicadas com aplicação de golpe subsequente).
Art. 8º. – O ippon será atribuído nos seguintes casos:
I – Chute bem aplicado na cabeça.
II – Golpe que o adversário acuse claramente que sentiu o golpe;
III – Após projeção seguida de aplicação de golpe.
Art. 9º – O waza ari (meio ponto) será atribuído nos seguintes casos:
I – Soco na região jodan ou chudan;
II – Chute na região chudan;
Parágrafo Primeiro: Dois waza ari (meio ponto) equivalem a um ippon (um ponto).
Parágrafo Segundo: O ponto só será atribuído com o contato total do golpe, não serão dados pontos sem que o golpe realmente atinja o adversário ou para golpes que esbarrem na guarda do mesmo.
Art. 10º. – A vitória será atribuída nos seguintes casos:
I – Ao atleta que ao final do tempo estipulado estiver à frente no placar;
II – No caso de desistência do adversário;
III – No caso da não recuperação do adversário após golpe sofrido que esteja dentro das regras da competição. O atleta terá 10 segundos para se recuperar. A contagem do tempo será feita pelo árbitro central.
Parágrafo único: Caberá à arbitragem avaliar se é necessário o atendimento médico. Em caso de sangramento ou golpe irregular, será dado um tempo maior para a recuperação do atleta e a arbitragem irá identificar se o sangramento ou golpe irregular ocorreu por excesso de contato ou por autoexposição ao perigo, nesse caso atribuindo as punições cabíveis.
Art. 11º – O karatê-gi (kimono) deverá ser branco e estar devidamente limpo.
Art. 12º – Luvas e protetor bucal serão de uso obrigatório para todos os competidores.
§ 1º. – O uso do protetor duplo será obrigatório para todos os atletas que possuem aparelho dentário na região inferior.
§ 2º. – As mulheres poderão usar protetores de seios e deverão usar camiseta regata branca por baixo do wagui do karatê-gi.
§  3º. – As luvas deverão ser do tipo concha.
§ 4º. – Para a identificação dos atletas no momento do combate serão utilizadas as faixas nas cores vermelha (aka) e azul (ao). As faixas serão disponibilizadas pela organização do evento, podendo o atleta que possuir utilizar as suas próprias faixas.
Art. 13º – Os árbitros deverão estar de terno completo (calça, camisa de mangas logas de botão, gravata e paletó). Sendo a camisa de cor branca e o restante do terno de qualquer cor sendo de cores não chamativas.  
Art. 14º - O acesso à área de competição só será permitido aos atletas que estiverem competindo, aos árbitros, comissão organizadora do evento e os fotógrafos oficiais do evento.
§ 1º. – O atleta que desrespeitar a regra será eliminado da competição e se necessário, expulso do local da competição.
§ 2º. – As pessoas que estarão prestigiando o evento e que desrespeitarem a regra serão expulsas do local da competição.
Art. 15º O Ranking KARATE TOP FIGHTER
§ 1º. – Um ranking oficial estará disponível de forma permanente na página oficial do evento (www.karatetopfighter.blogspot.com.br).
§ 2º. – O ranking será atualizado a cada nova edição do evento.
§ 3º. – Os critérios para posição no ranking serão os resultados de todas as edições do evento.
Parágrafo Primeiro: Será atribuída uma pontuação para os resultados dos eventos. Campeão do evento (+30 pontos), Vitórias (+10 pontos por vitória), Derrotas (-10 pontos por derrota), Pontos Pró (+1 ponto por cada ponto conquistado) e Pontos Contra (-1 ponto a cada ponto sofrido).
Parágrafo Segundo: Esse ranking visa contribuir, ranqueando os atletas, para que estes possam usar isto como ferramenta para obtenção de futuros patrocinadores.

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