REGULAMENTO
Art. 1º. – As inscrições serão
realizadas pela internet através da ficha de inscrição online.
Art. 2º - O pagamento deverá ser
realizado através de depósito bancário na conta poupança de número 13.127-x,
agência 2284-5 e variação 051. Titular da conta: Marcos Felipe Câmara Duarte de
Araújo (Presidente do KARATE TOP FIGHT).
Art. 3º. – As chaves serão
montadas através de sorteio, que será realizado pela diretoria do evento em
local e horário estipulado, aberto para os técnicos e assistentes técnicos de
todas as equipes.
Art. 4º. – A competição terá
início em data, local e horário previamente estabelecidos.
Art. 5º. – A premiação recairá
apenas sobre o primeiro colocado de cada categoria.
§ 1º. – O primeiro colocado de
cada categoria receberá um cinturão como prêmio, além de um valor em dinheiro.
§ 2º. – O cinturão ficará sobre
posse do atleta campeão até que seja realizada uma próxima etapa da competição KARATE
TOP FIGHTER.
§ 3º. – O atleta defenderá seu
cinturão na próxima etapa do evento, caso o mesmo não consiga vencer o evento
novamente, o cinturão será repassado para o atleta que for campeão.
§ 4º. – Caso o atleta detentor
do cinturão não participe da competição, POR QUALQUER MOTIVO, o mesmo perderá o
cinturão de forma direta e deverá entrega-lo à Diretoria do evento uma semana antes
da realização do evento.
§ 5º. – O atleta detentor do
cinturão que passar da idade da categoria, ficará com o cinturão até a
realização da próxima edição do evento, onde na oportunidade devolverá o
cinturão para a direção do evento e passará a disputar o evento na próxima
categoria.
§ 6º. – O atleta detentor do
cinturão tem a obrigação de zelar pelo mesmo. Se comprometendo em arcar com
todos os danos que venha a causar ao cinturão. Em caso de dano, perda ou roubo
do mesmo o atleta ou responsável legal, pagará uma multa no valor de R$
1.000,00 (mil reais) à direção do evento. O cinturão será entregue em um expositor
que assegurará maior proteção ao mesmo.
Art. 7º. – A competição constará
de kumitê shiai (competição de luta), individual, masculino e feminino.
§ 1º. – A competição terá as
seguintes categorias: 1) Mirim Masculino
(até 10 anos); 2) Mirim Feminino (até 10 anos); 3) Infantil Masculino (11 e 12
anos); 6) Infantil Feminino (11 e 12 anos); 7) Infanto-Juvenil Masculino (13 e 14
anos); 8) Infanto-Juvenil Feminino (13 e 14 anos); 9) Juvenil Masculino (15 a 17
anos); 10) Juvenil Feminino (15 a 17 anos); 11) Adulto Masculino até 75kg (18
anos acima); 12) Adulto Feminino até 65kg (18 anos acima); 13) Adulto Masculino
acima de 75kg (18 anos acima); 14) Adulto Feminino acima de 65kg (18 anos
acima). Sem divisões de graduação, altura ou peso, exceto as categorias adultas
masculinas e femininas onde há divisões por peso.
§ 2º. – O kumitê shiai terá a
duração de dois minutos nas eliminatórias e três minutos nas finais, sem limite
de pontos, com pausa do cronômetro a cada YAME do árbitro, podendo haver, em
caso de empate, uma prorrogação com a duração de um minuto.
§ 3º. – Na prorrogação, como
extensão do kumitê shiai, serão computados todos os pontos e/ou as punições que
o atleta houver incorrido.
§ 4º. – Caso persista o empate,
os árbitros deverão manifestar sua decisão, erguendo a bandeira vermelha (aka)
ou a bandeira azul (ao).
Art. 6º. – As punições serão as
seguintes:
I – Chukoku (aviso) – atribuído
ao atleta que incorrer em falta leve ou haja saído da área de competição
(jogai);
II – Keikoku (infração moderada)
– atribuído ao atleta que incorrer em falta moderada ou que tenha cometido
qualquer falta pela segunda vez ou que haja saído da área de competição pela
segunda vez. Nesse caso um waza ari (meio ponto) será atribuído ao adversário;
III – Hansoku Chuí (infração
grave) – atribuído ao atleta que incorrer em falta grave ou que tenha cometido
qualquer falta pela terceira vez ou que haja saído da área de competição pela
terceira vez. Nesse caso um ippon (um ponto) será atribuído ao adversário;
IV – Hansoku (infração gravíssima
– desclassificação) - atribuído ao atleta que incorrer em falta gravíssima. Nesse
caso o atleta estará desclassificado da luta e a vitória ao adversário será
anunciada;
V – Shikaku – (desqualificação –
expulsão do local de competição) – atribuído a atleta, torcedor ou técnico que
incorrer em falta gravíssima, prejudicando a segurança, a integridade de um atleta,
árbitro ou do público e/ou o bom andamento da competição.
Parágrafo Primeiro: os atletas
poderão ser punidos por qualquer atitude ofensiva ou desrespeitosa por parte
dos torcedores ou técnicos para com os árbitros, atletas, comissão organizadora
ou outros técnicos ou torcedores. Inclusive sendo expulsos do local da
competição.
Parágrafo segundo: as punições
serão divididas em duas categorias (1) e (2). A categoria (1) são relacionadas
ao JOGAI (saídas da área de competição). A categoria (2) para todas as demais
punições.
Art. 7º. – Os alvos de ataque
são:
I – Jodan (região superior) –
toda a cabeça exceto a nuca;
II – Chudan (região
intermediária) – do peito à parte inferior do abdômen, todo o dorso e as
costas.
Parágrafo Único: Não serão
permitidos golpes na região do pescoço, genitálias, glúteos e pernas (salvo
técnicas de projeção ou desequilíbrio devidamente aplicadas com aplicação de
golpe subsequente).
Art. 8º. – O ippon será
atribuído nos seguintes casos:
I – Chute bem aplicado na
cabeça.
II – Golpe que o adversário
acuse claramente que sentiu o golpe;
III – Após projeção seguida de
aplicação de golpe.
Art. 9º – O waza ari (meio
ponto) será atribuído nos seguintes casos:
I – Soco na região jodan ou
chudan;
II – Chute na região chudan;
Parágrafo Primeiro: Dois waza
ari (meio ponto) equivalem a um ippon (um ponto).
Parágrafo Segundo: O ponto só
será atribuído com o contato total do golpe, não serão dados pontos sem que o
golpe realmente atinja o adversário ou para golpes que esbarrem na guarda do
mesmo.
Art. 10º. – A vitória será
atribuída nos seguintes casos:
I – Ao atleta que ao final do
tempo estipulado estiver à frente no placar;
II – No caso de desistência do
adversário;
III – No caso da não recuperação
do adversário após golpe sofrido que esteja dentro das regras da competição. O
atleta terá 10 segundos para se recuperar. A contagem do tempo será feita pelo árbitro
central.
Parágrafo único: Caberá à
arbitragem avaliar se é necessário o atendimento médico. Em caso de sangramento
ou golpe irregular, será dado um tempo maior para a recuperação do atleta e a
arbitragem irá identificar se o sangramento ou golpe irregular ocorreu por
excesso de contato ou por autoexposição ao perigo, nesse caso atribuindo as
punições cabíveis.
Art. 11º – O karatê-gi (kimono)
deverá ser branco e estar devidamente limpo.
Art. 12º – Luvas e protetor
bucal serão de uso obrigatório para todos os competidores.
§ 1º. – O uso do protetor duplo
será obrigatório para todos os atletas que possuem aparelho dentário na região
inferior.
§ 2º. – As mulheres poderão usar
protetores de seios e deverão usar camiseta regata branca por baixo do wagui do
karatê-gi.
§ 3º. – As luvas deverão ser do tipo concha.
§ 4º. – Para a identificação dos
atletas no momento do combate serão utilizadas as faixas nas cores vermelha (aka)
e azul (ao). As faixas serão disponibilizadas pela organização do evento,
podendo o atleta que possuir utilizar as suas próprias faixas.
Art. 13º – Os árbitros deverão
estar de terno completo (calça, camisa de mangas logas de botão, gravata e
paletó). Sendo a camisa de cor branca e o restante do terno de qualquer cor
sendo de cores não chamativas.
Art. 14º - O acesso à área de
competição só será permitido aos atletas que estiverem competindo, aos
árbitros, comissão organizadora do evento e os fotógrafos oficiais do evento.
§ 1º. – O atleta que
desrespeitar a regra será eliminado da competição e se necessário, expulso do
local da competição.
§ 2º. – As pessoas que estarão
prestigiando o evento e que desrespeitarem a regra serão expulsas do local da
competição.
Art. 15º
O Ranking KARATE TOP FIGHTER
§ 1º. – Um ranking oficial estará
disponível de forma permanente na página oficial do evento
(www.karatetopfighter.blogspot.com.br).
§ 2º. – O ranking será
atualizado a cada nova edição do evento.
§ 3º. – Os critérios para
posição no ranking serão os resultados de todas as edições do evento.
Parágrafo Primeiro: Será
atribuída uma pontuação para os resultados dos eventos. Campeão do evento (+30
pontos), Vitórias (+10 pontos por vitória), Derrotas (-10 pontos por derrota),
Pontos Pró (+1 ponto por cada ponto conquistado) e Pontos Contra (-1 ponto a
cada ponto sofrido).
Parágrafo Segundo: Esse ranking
visa contribuir, ranqueando os atletas, para que estes possam usar isto como
ferramenta para obtenção de futuros patrocinadores.
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